PPR: Com que idade se pode começar?

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são ferramentas financeiras criadas para garantir maior estabilidade no futuro. Apesar de estarem associados à reforma, a verdade é que podem ser feitos em qualquer idade — e quanto mais cedo começar, maior será o retorno potencial.

Começar cedo faz toda a diferença

Imagine investir 2.000€ num PPR com uma rentabilidade média de 4% ao ano:

  • Ao fim de 15 anos, o valor acumulado será de aproximadamente 3.600€.
  • Mas se deixar o investimento crescer durante 35 anos, esse montante ultrapassará os 7.800€.

Este exemplo mostra como o tempo é um dos principais aliados da poupança. Mesmo com um rendimento moderado, o efeito dos juros compostos torna-se expressivo à medida que os anos passam.

Quanto mais cedo começar, menor será o esforço necessário para alcançar os seus objetivos financeiros.

A DS SEGUROS é uma marca da Decisões e Soluções Intermediários de Crédito, Lda, que está inscrita junto da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) com a categoria de Agente de Seguros, sob o nº 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida, verificável em www.asf.com.pt.

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS)
Av. Fontes Pereira de Melo nº 11, 9º Esq, 1050-115 Lisboa – Telf. 213827700 (chamada para a rede fixa nacional) – geral@cimpas.pt

Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS)
Rua do Infante D. Henrique, nº73, Piso 1, 4050-297 Porto – Telf. 226069910 (chamada para a rede fixa nacional) – cimpasnorte@cimpas.pt

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP)
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto – Telf. 225508349 (chamada para a rede fixa nacional) – cicap@cicap.pt

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC)
Rua D. Afonso Henriques, 1, 4700-030 Braga – Telf. 253 619 107 (chamada para a rede fixa nacional) – geral@cniacc.pt

A Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda possui livro de reclamações electrónico. Poderá aceder ao mesmo através do endereço https://www.livroreclamacoes.pt